Qual é a temperatura ideal para armazenar gelados?
Preparámos este artigo para explicar por que razão o controlo da temperatura e o equipamento certo para gelados são cruciais para o sucesso do seu negócio.
24 de abril de 2025

Qual é a temperatura ideal para armazenar gelados?
Preparámos este artigo para explicar por que razão o controlo da temperatura e o equipamento certo para gelados são cruciais para o sucesso do seu negócio.
O gelado é delicado. Se a temperatura se desviar alguns graus, ele estraga-se. Notará problemas imediatos, como um sabor estranho, perda de textura, queimaduras do congelador ou, o mais dramático de tudo, uma poça de creme derretido no fundo do congelador.
Quer tenha uma pequena geladaria ou opere em grande escala, a gestão eficaz da temperatura é a base de qualquer negócio de gelados. É por isso que elaborámos este blogue para explicar por que razão o controlo da temperatura - e o equipamento de gelados adequado - são tão cruciais para o seu sucesso contínuo.
A temperatura ideal para o gelado
O gelado deve ser conservado entre -18 °C e -24 °C. A esta temperatura, o produto mantém-se firme, macio e cremoso.
Se a temperatura for superior a -18 °C ou inferior a -24 °C, começará a ter problemas. Se a temperatura subir acima dos -18 °C, podem formar-se cristais de gelo no gelado, o que resulta numa textura estranha. Se a temperatura subir o suficiente para começar a descongelar, terá de o deitar fora. Por outro lado, se a temperatura descer demasiado, o gelado começa a queimar e torna-se mais difícil de servir.
Por isso, mantenha o congelador entre -18°C e -24°C para manter a temperatura ideal. E lembre-se que os diferentes tipos de gelado requerem intervalos de temperatura ligeiramente diferentes, pelo que são normalmente mantidos em equipamentos separados. A temperatura ideal para o sorvete é entre -18°C e -20°C, enquanto o gelado caseiro deve estar ligeiramente mais quente, entre -14°C e -18°C.
Porque é que as flutuações de temperatura danificam o gelado?
Depois das crianças gulosas e da luz solar direta, as flutuações de temperatura são o pior inimigo do gelado. Sempre que a temperatura do seu equipamento sobe demasiado, formam-se cristais de gelo, que derretem e voltam a formar-se. Quando isto acontece, nem que seja uma vez, a textura suave do gelado é destruída. O resultado é uma sensação granulosa e desagradável para os clientes. Naturalmente, quanto mais flutuações de temperatura o seu gelado sofrer, pior será o problema. Isto pode levar ao encolhimento ou pode prejudicar a sua reputação.
As oscilações de temperatura podem ser devidas a todo o tipo de causas, por exemplo
- Congelador antigo com mau desempenho (compressores, vedantes, ventiladores, etc.)
- Má manutenção do equipamento
- Gelado deixado à temperatura ambiente durante demasiado tempo
- Porta do congelador deixada aberta ou entreaberta
- Cortes de energia prolongados
Fazer tudo o que for possível para manter o seu gelado livre de oscilações de temperatura é um investimento que vale a pena.
Controlo prático da temperatura do gelado
Manter a temperatura correta no equipamento é, por vezes, mais fácil de dizer do que fazer. Mas não precisa de ser um desafio constante. Em primeiro lugar, é necessário o equipamento correto. As máquinas de gelado comerciais modernas e de alta qualidade incorporam termóstatos avançados e sistemas de gestão de temperatura. Em contrapartida, o equipamento mais antigo pode não ter um desempenho tão bom e é mais suscetível a avarias.
O controlo da temperatura do gelado nos pontos de venda a retalho pode ser complicado, especialmente quando as arcas congeladoras se encontram na área dos clientes. Durante as horas de ponta, as portas são abertas com mais frequência e os clientes podem acidentalmente deixá-las abertas ou demorar mais tempo do que o esperado a decidir o que comprar.
No entanto, os espaços de venda a retalho são onde as vendas de gelados prosperam, pelo que há formas de enfrentar estes desafios. Pode colocar sinais que incentivem os clientes a fechar as portas do equipamento. Outras soluções incluem a melhoria dos vedantes, a programação de manutenção regular ou o investimento em congeladores mais recentes com portas robustas de fecho automático.
Porque é que a temperatura da arca congeladora de gelados é importante para o seu negócio
Uma má gestão dos gelados gera desperdícios indesejados, o que afecta ainda mais os seus resultados.
Construa a sua reputação como o fabricante de gelados de maior qualidade na sua região. Deixe que a reputação da sua marca e o boca-a-boca façam o marketing e prepare-se para impulsionar as vendas.
Deixe-nos ajudar a garantir que o seu negócio tem o equipamento certo. Com mais de três décadas de experiência, a nossa gama de equipamento comercial de gelados, líder na indústria, tem certamente algo que vai ao encontro das necessidades do seu negócio. Não deixe a sua geladaria derreter. Deixe-nos ajudá-lo a manter o seu gelado frio e o fluxo de clientes seguro.
Nota: Este artigo é um guia, mas a temperatura ideal pode variar consoante o seu ambiente, o tipo de equipamento que compra e a seleção de gelados que vende. Se é cliente ou pretende comprar e precisa de ajuda, contacte a nossa equipa.